Foto: Fran Santiago/Getty Images
Em uma noite devastadora para o Valladolid, o Betis aplicou uma goleada por 5 a 1 nesta quinta-feira, confirmando matematicamente o rebaixamento do clube administrado por Ronaldo Fenômeno à Segunda Divisão espanhola. A derrota no Benito Villamarín enterrou as últimas esperanças do time, que agora ocupa a lanterna do campeonato com apenas 31 pontos – sete a menos que o Alavés, primeiro time fora da zona de degola.
O jogo que selou o destino do Valladolid
O Betis dominou desde o início, com Jesús Rodriguez abrindo o placar ainda no primeiro tempo. O Valladolid chegou a empatar com Chuky, mas desmoronou na etapa final:
- Cucho Hernández e Isco ampliaram em jogadas rápidas
- Perraud e Ezzalzouli completaram a humilhação nos minutos finais
Para o Betis, a vitória consolida a 5ª posição (54 pontos), deixando o clube em vantagem na briga por uma vaga na Champions League – a LaLiga terá cinco classificados nesta temporada devido ao coeficiente europeu. Já o Valladolid se despede da elite após três temporadas, marcadas por campanhas sofridas e investimentos fracassados.
O que deu errado no projeto de Ronaldo?
Desde que assumiu como acionista majoritário em 2018, Ronaldo prometeu transformar o Valladolid em um clube competitivo. Porém, problemas se acumularam:
Falta de reforços de peso nas últimas janelas
Troca constante de técnicos (4 em 2023/24)
Defesa frágil – pior do campeonato, com 68 gols sofridos
O rebaixamento deve reacender debates sobre o futuro de Ronaldo no clube. Fontes próximas ao ex-jogador sugerem que ele não pretende vender sua participação, mas pressionará por mudanças radicais no elenco.