As autoridades chilenas cancelaram na manhã desta sexta-feira (2) o alerta de tsunami e a ordem de evacuação na região costeira de Magallanes, no extremo sul do país, após um terremoto de magnitude 7,5 registrado no mar, entre o Cabo Horn e a Antártica.
O tremor ocorreu por volta das 8h58 (horário local), a 218 km ao sul de Puerto Williams, a uma profundidade de 10 km, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. O fenômeno também foi sentido no sul da Argentina, incluindo a província de Tierra del Fuego.
Diante da ameaça inicial de ondas gigantes, o Senapred (Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres) emitiu um alerta vermelho e ordenou evacuações preventivas nas áreas costeiras do Chile e da Antártida. Puerto Almanza, uma pequena vila argentina, também foi evacuada como medida de precaução.
O SHOA (Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile) previu ondas entre 1 e 3 metros para o litoral chileno e de 0,3 a 1 metro para a região antártica.
Segundo Juan Carlos Andrade, diretor da agência de desastres de Magallanes, “todos já estão retornando às suas atividades normais, com exceção das operações econômicas localizadas diretamente na costa”. Imagens nas redes sociais mostraram a evacuação tranquila, com sirenes ao fundo e moradores se afastando das zonas de risco com calma.